11/06/2007

As grades do condomínio...

...são para te trazer proteção?

(Escrevi isso já faz um mês acretido eu, mas ainda tá valendo)

ONDA DE ASSALTOS este foi o título de um tópico, no Orkut dentro da comunidade de São Sebastião do Caí (RS). Criado e comentado por jovens assustadas com esta onda que chegou na cidade. Quando vi, até aquele momento tinha dois ou três comentários, eu quase que automaticamente deixei o meu comentário, meu instinto foi ironizar aquela “preocupação” debatida ali, e por que ironizar? Até quando estes jovens moradores acreditariam, que residirem em uma cidade do interior seria sinônimo de segurança?

Assalto não é algo que surgiu depois que o Lula se tornou presidente, ou depois que a seleção brasileira se tornou penta campeão mundial. Este mal que preocupa a sociedade vem de anos, aliás usurpar o bem alheio, surgiu com o descobrimento desta pátria querida.

Agora então pergunto, o que é feito para que se acabe com o assalto, qual o instinto da sociedade para se proteger dos assaltos?

Em suas casas muros, grades, alarme, cerca elétrica, empresa particular de segurança na rua (bairro, vila, quadra...). As pessoas passaram a acreditar que bastava isolar a violência da vida deles, deixando ela de fora de suas casas, condomínios, escolas, shopping, bares e etc que pronto, aí estava a solução. Solução lógica na mentalidade da grande maioria, até porque isolar é muito mais fácil do que resolver.

Na classe alta, o mega empresário que demite um determinado número de funcionários, porque substituiu o serviço deles por maquinas que trarão um lucro muito maior para sua empresa; precisou blindar o vidro do seu carro importado temendo assalto nos faróis. A madame contratou um segurança pra poder ir as compras com tranqüilidade.
A classe média se desespera a mais tempo e com mais intensidade, pois não tem dinheiro pra blindar nada, e muito menos condições de andar com “segurança”.
A classe baixa... pobre classe baixa... esta na visão de muitos é o grande problema, crêem que é apenas dela que sai todo o mal, os assaltantes, o traficante...
Mas esquecem que é dela que sai o trabalhador que manda seus filhos a uma escola com um ensino precário, é ali que ta quem ganha pouco pra trabalhar muito, isso quando consegue trabalhar. É na classe baixa, na periferia que está todo o fruto do descaso.
Poderia fazer uma pesquisa e apresentar vários números que apontariam, a desigualdade social em nosso país, desigualdade esta que faz muita gente ceder, e cair no crime. E não cometam o erro de pensar que o criminoso é apenas aquele que sofre o descaso e cai no crime. O maior de todos é quem proporciona tal desigualdade.

E boa parte da população acredite, que basta prender, botar atrás das grades e pronto, ta resolvido. Acorde!!! Enquanto a prisão servir para “isolar” o criminoso, não ira regenerar. Não me interessa a viabilidade para o que vou dizer, mas uma coisa tenho certeza, prisão só seria solução se, no la direto uma escola e no outra uma fábrica. Educação e trabalho, tanto dentro quanto fora das prisões isso sim é solução.

Diante de qualquer problema que surge para mim, direta ou indiretamente, tento me transportar para um lugar neutro diante da situação no objetivo de observar e assim encontrar os porquês. Na maioria das vezes, eu não encontro uma resposta que justifica tal situação, mas quase sempre vejo algo que explica.

Não to aqui para fazer papel de advogado do diabo. Não quero justificar o que leva alguém a roubar outra, seja levando seus bens materiais ou o direito de viver. Meu objetivo é deixar exposto não à justificativa, mas sim a explicação.
A sociedade tenta isolar a violência e isso não resolve, assim como quem acreditava que não morar em uma cidade grande é estar longe da violência. Ignorar o motivo do problema, não anula a conseqüência.

Nenhum comentário: