01/04/2008

Koyaanisqtsi

O Ballet da máquina.

Muito se fala para tentar explicar as coisas, mas, no meio das falas às vezes o “olhar” é esquecido, e é justamente desta maneira que o Koyaanisqtsi nos leva a buscar respostas e também a questionar.
Tomamos uma partida de futebol como exemplo. Muitas vezes aquele pênalti não marcado pelo arbitro, não é ladroagem, é provável que realmente o profissional de arbitragem não tenha visto uma penalidade no lance, no entanto, o telespectador diante do seu televisor tem a oportunidade de rever a imagem de diferentes ângulos e velocidade.
Enquanto assistia ao filme o título deste texto me surgiu, a repetição de movimentos em sincronia, não só propriamente o das máquinas em fábricas, mas também as pessoas nas ruas, os carros, as luzes. Tudo, de uma maneira ou de outra fazendo parte do mesmo “espetáculo”.
As pessoas crescem, as cidades também, mas, a terra – onde todos vivem – segue com o mesmo tamanho. É preciso entender que o andamento individual, seja de uma pessoa ou de um país passando por empresas, gera influências em diversas áreas.
A busca pelo desenvolvimento necessita de matéria prima e tempo. Somos beneficiados pelo desenvolvimento – sem ele eu não estaria digitando este texto em um computador – porém, tudo tem um preço, inclusive toda a tecnologia e conforto dos quais desfrutamos.
Primeiro, o tempo: Ele só passa, nunca para, e não a como recuperá-lo e ele é fundamental para o desenvolver de uma idéia. O engraçado em relação ao tempo é que a cada dia ouvimos mais e mais pessoas falarem que estão sem tempo. Motivo? Estão tentando evoluir, estudo, trabalho, família e etc. Não condeno nada disso, o que tento trazer é o valor de tudo isso. É impossível fugir do mecanismo que move o mundo, querendo ou não, todos fazem parte de uma grande engrenagem, você pode até lutar para andar alheio ao marchar do desenvolvimento, mas, as conseqüências do mesmo, atingirão a todos.
Segundo, matéria prima: Para se materializar uma cadeira na sala de aula, o papel onde este texto será impresso, o tênis que estou calçando. Tudo, absolutamente tudo, precisa de matéria prima. E a fonte é a terra, e a respeito de algumas matérias com o passar do tempo – olhe ele aí presente – estão se esgotando. Um exemplo simples, o ar. Sabemos que para o ar, fundamental para nossas vidas, depende dar árvores (plantas), no entanto seguidamente assistimos e lemos em jornais notícias relacionadas ao desmatamento. Fica claro o descontrole do desenvolvimento.
Mudar o mundo é difícil, mas, se mudássemos a nossa própria casa, entendendo que somos uma pequena parte de um todo, a mudança já estaria acontecendo.

Comunicação Jornalismo Mídia e cultura – Jiani Bonin (53) Vinícius Corrêa

Aee... texto sobre o filme Koyaanisqatsi, filme loco, sem diálogo, só imagem e som, mas é bom.

Um comentário:

jiani disse...

Vinícius, gostei muiiiiito de ver que levaste a reflexão deste filme que fizeste na minha aula para o blog. É muito legal ver os alunos provocados a pensar sobre o mundo em que vivemos. Parabéns!!!!!

Profa Jiani